O que é o tratamento em Psicanalise?

Método de investigação da mente, com base nas teorias do neurologista Sigmund Freud, que faz referência a uma forma de fazer psicoterapia. O analista é responsável por detectar os conflitos internos de seu paciente procurando a causa de suas emoções e comportamento em memórias do passado enterradas no inconsciente através da conversação.

Qual a diferença entre Psicanalista, Psicólogo, Psiquiatra e Neurologista?

PSICANALISTA
A psicanálise surgiu no século XIX a partir de conceitos formados pelo médico neurologista austríaco Sigmund Freud. O trabalho do psicanalista envolve uma análise bem próxima ao que é feito pelo psicólogo, com a diferença que incluem em seu método de cura pela fala, o qual o PSICANALISTA observa, analisa e investiga seu inconsciente, traumas e dores na infância. Conhece o conjunto de processos psíquicos do ser humano. Atua na saúde mental e distúrbios emocionais, assim como aspectos relacionados a qualidade de vida, autoconhecimento e ampliação de perspectivas.
Carl Jung citou “A psicoterapia não trata de neuroses, mas de seres humanos”.. O tratamento terapêutico psicanalítico, além da cura pela fala, pode-se envolver um conjunto de práticas e o uso de ferramentas voltadas para resignificar e dar um novo colorido aos seus traumas.
É uma viagem no seu interior, através do acesso ao seu Inconsciente, sempre respeitando a dor e traumas do ANALISANDO.

PSICÓLOGO
É um profissional formado em psicologia, ciência que estuda o comportamento e processos mentais, como emoções, sentimentos, razão e pensamentos.
As abordagens do tratamento são feitas a partir de conversas e técnicas psicoterápicas que irão identificar a motivação do comportamento disfuncional. O tratamento é conduzido por meio da fala e da observação conjunta e pode durar meses ou anos, dependendo das condições e evoluções do paciente. Não há a introdução de medicamentos.

NEUROLOGISTA
As doenças que afetam o sistema nervoso central (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (sistema nervoso periférico que são os nervos e músculos), são diagnosticadas e tratadas por um médico com a especialização em Neurologia.

PSIQUIATRA
Psiquiatria é uma especialidade da medicina. É capacitado em ministrar medicamentos.
O seu objetivo é prevenir, diagnosticar, tratar com medicamentos e reabilitar as diferentes formas de transtornos, sejam eles de cunho orgânico ou funcional. Promove o alívio do sofrimento psíquico e conquistar a saúde mental.

Quem busca um Psicanalista?

Quem deseja se conhecer, entender sensações que não tem linguagem para descrever, gerando assim angustias.

Ou devido a sintomas que geram dor, desconforto e tristeza, tais como:

  • Dificuldade em se relacionar no ambiente de trabalho ou familiar
  • Sensação de vazio ou inadequação
  • Luto por morte de ente querido, perda emprego.
  • Dificuldade em expressar suas emoções, devido baixa auto estima
  • Sentimento frequente de ressentimento ou mágoa
  • Preocupações obsessivas, insônia
  • Medos injustificados.
  • Entre outros.

Quais são os resultados da psicanálise?

A psicanálise mostra bons e duradouros resultados no alívio de sofrimento psíquico, pois trata na essência (traumas e dores da infância, que ficam no inconsciente), ajuda a melhorar a qualidade de vida e as relações interpessoais; dependendo SEMPRE de cada mundo interno do ANALISANDO.

Autoconhecimento: O processo de análise visa esclarecer a natureza real do paciente sendo trabalhado. Assim que a terapia se inicia, o mesmo amplia sua consciência para entender os motivos de ser como é. Nada melhor do que compreender a si mesmo com mais clareza.

Mudança de perspectiva: Assim que descobre quem é e como isto afeta sua vida, pode executar uma mudança para construir seu crescimento. O propósito é fazer com que melhore algumas atitudes e possa refinar outras. Dessa forma, tratando-se de um ambiente social, isso significa agir de uma forma mais construtiva e positiva à sua vida.

Quanto tempo é o tratamento de terapia, cada sessão e quantas vezes por semana?

A terapia depende de cada ANALISANDO; a duração da consulta varia de 50 a 60 minutos, inicialmente uma vez por semana, dependendo da evolução do ANALISANDO.

Qual o valor das sessões?

Para essa informação, deverá ser feito uma avaliação prévia com a Psicanalista, onde o Analisando falará de seus objetivos, suas queixas iniciais, como também será avaliada a sinergia (RAPPORT) entre PSICANALISTA e ANALISANDO