No século XXI há muitos fatores ocorrendo que gera angústia, medos, inseguranças, ansiedade que chegam até nós através das mudanças constantes, um mundo de informações, manias de perfeição como profissional, com corpo perfeito, estar atualizado sempre.
A teoria de Sigmund Freud, através da cura pela fala, nos remete ao autoconhecimento, que é a base para ter-se equilíbrio psico emocional e ser feliz. Investiga a mente humana, seus traumas e desejos frustrados e/ou reprimidos e se diferencia das demais por fundamentar-se na teoria do inconsciente.
Com o Psiquiatra suíço Carl Gustav Jung estabeleceu a prática psicoterápica, a Psicologia Analítica carrega em si a arte de ajudar o paciente a sair da angústia, tendo linguagem para elaborar os seus conflitos e caminhar para a sua individualização. Não é um processo fácil, porem SEMPRE é respeitado o tempo do paciente.
Exige de nós a quebra de muitos paradigmas, muitas verdades que se julgavam clássicas na vida… vão perdendo a força e a influência que exercia sobre nós. Exige dedicação, motivação e vontade de aprender a lidar com esse universo complexo existente dentro da nossa própria psiquê.
Na selva de pedra que vivemos, onde todos querem ser perfeitos, nos influencia a ponto de sufocar nossa essência, onde a criança interior esquece seus sonhos, sufoca seus traumas, esconde sua dor.