O Arquétipo da Mãe

O Arquétipo da Mãe traz a fertilidade, os sentimentos ao mundo e vem preenchido do amor. Toda alma feminina é capaz de semear o novo, seja um bebê, uma ideia, um projeto. A essência de uma mãe é repleta de sentidos e sua a sabedoria muitas vezes vem através da intuição, sendo representada por vários símbolos.

Carl G. Jung nos fala do “maternal”, simplesmente a mágica autoridade do feminino; a sabedoria e a elevação espiritual além da razão, o que cuida, o que sustenta, o que proporciona as condições de crescimento, fertilidade e alimento.

Simboliza a capacidade de amar incondicionalmente, tem o dom de frutificar e florescer como a natureza; tem a capacidade de nutrir, de oferecer aquilo de que o outro necessita para crescer, desenvolver e fortalecer. A Terra é uma grande mãe, pois nos nutre, nos dá a energia de que precisamos para viver.

O Maior exemplo é de Maria de Nazaré, Mãe de Jesus, o qual deixou um legado de menina, mulher, esposa, líder, a qual assumiu uma responsabilidade tão séria mesmo tão jovem, num período onde mulheres eram apedrejadas, ela confiou no Anjo do Senhor. Foi uma líder em divulgar o Cristianismo, por amor ao Filho e à Deus Pai, suportou dores, indo contra a natureza natural da vida, vendo a morte de Seu Filho.

Podemos ver exemplos de símbolos do materno na arte, na história das civilizações, na Igreja através das religiões e na Mitologia através das deusas: Atena, Afrodite, Deméter, entre outras. E no homem, o arquétipo da Grande mãe é na medida que aquele lide com figuras femininas como a mãe, a sogra, avó, madrasta, filha e esposa.

“Minha mãe me ensinara uma oração que repetia todas as noites, de bom grado, pois isso me dava um certo sentimento de conforto, diante das inseguranças e ambiguidades da noite…”

Livro Memórias, Sonhos e Reflexões de Carl G. Jung

Feliz Dia das Mães !!! PARABÉNS à toda forma de Ser Mãe:

A Mãe que carregou no seu ventre, a Mãe de alma e coração, a Mãe de pais idosos, a Mãe dos Anjos de pelo: cães, gatos, pássaros, etc; a Mãe que gesta projetos, criatividade e sonhos…. Enfim, Parabéns à toda Energia Feminina que tem o dom do amor, do afeto, que cuida e zela, e a toda aquela que exerce a função materna com o coração.

Com todo meu carinho e respeito,
Elis

3 comentários

Deixe um comentário

  1. Sandra
    Comentar

    Elis, que lindo artigo!! Deus ilumine sua sabedoria e seu caminho, que trajetória linda estás seguindo. Obrigada por suas palavras. Grande beijo!!!

  2. Sueli
    Comentar

    Amiga!!
    Que lindo e verdadeiro, este é o sentimento de mãe mais provido do amor.
    Deus a capacite cada dia em palavras para transportar os sentimentos. ♥️

  3. Sandra
    Comentar

    Obrigada Elisabete…gostei muito, vc. é sempre delicada e gentil… saudades amiga! 💖

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.